quarta-feira, fevereiro 08, 2006

na Caixa....


Talvez um dos actores preferidos do Bruno Nogueira, o que já lhe valeu uma menção num post. De certeza, o meu preferido o que vai valer um post só dedicado a ele.
Senhoras e senhores,
Bill Murray.


William James Murray nasceu a 21 de Setembro de 1950 em Chicago, nos E.U.A.. É actor, realizador, produtor e comediante.

Murray é o quinto de nove irmãos, três dos quais também são actores: John Murray, Joel Murray e Brian Doyle-Murray. Estes quatro irmãos aparecem em 1988 no filme Scrooged. Murray cresceu em Wilmette, Illinois e formou-se na Loyola Academy.
Com os seus irmãos, é sócio na Murray Bros. Caddy Shack, uma cadeia de restaurantes na Flórida e em Carolina do Sul. O tema desta cadeia reflectem a memorável desempenho de Murray como Carl, o "apanha-bolas" no filme de 1980 de Caddyshack, e a sua paixão de sempre pelo golfe. Murray é um ávido jogador de golfe e participa frequentemente em torneios de celebridades.

Murray incialmente destacou-se pelo seu trabalho como actor e escritor no programa da NBC, Saturday Night Live, de 1977 to 1980, substituindo Chevy Chase. Anteriormente, tinha já feito rádio na National Lampoon Radio Hour, com difusão nacional em 600 canais de rádio entre 1973 e 1975, com Dan Aykroyd, John Belushi, Gilda Radner, and his brother Brian Doyle-Murray. A escritora da SNL Margaret Oberman disse uma vez que Murray e Eddie Murphy eram as duas pessoas mais talentosas que alguma vez tinham passado por aquele programa.

A maioria dos seus papeis têm sido cómicos. No entanto, ele também já fez de sério (ou , pelo menos, de semi-sério) em filmes como Mad Dog and Glory, The Razor's Edge, Rushmore, The Life Aquatic with Steve Zissou ou Broken Flowers. O seu Groundhog Day tornou-se um clássico de culto. Também foi aplaudido pela crítica ( e valeu-lhe nomeações para um óscar da Academia, globos de ouro e prémios BAFTA) pelo filme de 2003 Lost in Translation, que protagonizou. Um dos papeis mais identificativos de Murray é o de Peter Venkman nos filmes Ghostbusters, um papel que se destinava originalmente a John Belushi,que faleceu antes da produção começar.

Mais recentemente, Murray foi aclamado pela crítica pelo filme Broken Flowers, uma "comédia para adultos" realizada por Jim Jarmusch. Em 2005 declarou que ia fazer uma pausa na representação, que não tinha tido tempo de fazer desde o seu último tempo de inactividade, no início dos anos 90. No auge da sua fama, nos anos 80,devido a Ghostbusters, Murray, perdeu popularidade pela sua participação em The Razor's Edge. Seguidamente, fez uma pausa de quatro anos para estudar francês em Sorbonne. E de 1985 a 1988, com a excepção de uma pequena em Little Shop of Horrors, Murray não apareceu em nenhum filme.

Em 1999, foi co-autor dolivro Cinderella Story: My Life in Golf, que era tanto autobiográfico como ensaísta acerca da sua paixão pelo golfe.

Muito despegado de todo o panorama de Hollywood, Murray não tem nenhum agente ou manager, e só aceita propostas de guiões e papeis utilizando um número de telefone pessoal com uma caixa de voice mail que ele ouve regularmente. Esta medida sevita que, por vezes, ele aceite papeis para os quais ele já tinha feito casting antes por estar interessado neles, como o papel de Sulley, nos Monstros e Companhia. Murray tem casa em Los Angeles e Nova Iorque.

Filmografia


Broken Flowers.



Lost in Translation.



Ghosthunters


Life Aquatic with Steve Zissou.



Caddyshack



Groundhog Day







Opinião.... Qual é para tio melhor filme de Bill Murray e porquê?


1 Comments:

At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sei, porque nunca vi o Ghosthunters. É melhor ou pior que o Ghostbusters?

 

Enviar um comentário

<< Home